Esta missão/ aventura no mundo da saúde oral começou quando entrei  para o curso de Higiene Oral em 1999, uma área que desconhecia e fui aprendendo a gostar. Poder contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas é para mim um desafio . Aquele sentido de missão está sempre presente em mim. Ser Higienista Oral é muito mais do que tirar tartáro. A nossa área de intervenção é muito vasta. Passando pelas  consultas, em que o saber ouvir, compreender, sensibilizar, prevenir, tratar, e por fim sorrir é o dia a dia da nossa profissão. As ações de sensibilização a crianças, idosos, grávidas, onde promovemos estilos de vida saudáveis e bons hábitos de saúde oral.
Em em 2012, surgiu um convite feito pela professora do meu filho, na altura com 3 anos, de fazer uma ação de sensibilização aos meninos da escola. Como anteriormente já tinha participado em algumas peças de teatro/ espectáculos em patins, surgiu a ideia de fazer uma pequena peça de teatro para a saúde oral, uma forma mais lúdica e pedagógica de sensibilizar as crianças para a importância da saúde oral no seu dia-a dia. Chama-se “ O Pastilhas no Reino dos Sorrisos” . Somos 3 personagens, o Pastilhas, a Tininha, e a Fada dos dentes. Uma paixão que começou com uma brincadeira e que nos deu um prazer enorme fazer . Desde aí já fomos a várias escolas, cine-teatro, e eventos. E pretendemos continuar a nossa viagem por muito tempo.
Para além do teatro, partilhamos aqui na página, vários temas de saúde oral, alimentação saudável, higiene oral,  para crianças, adolescentes, adultos, grávidas, idosos, bem como algumas dicas úteis nesta área  . Alguma dúvida também podem esclarecer diretamente comigo.
Já la vão quase 20 anos de dentes e dentinhos, gengivas…! Quero muito continuar a partilhar esta missão com vocês. Uma vida saudável é a única opção, e o nosso corpo é o reflexo do nosso estilo de vida.
Vânia Marques
Higienista Oral